-
Arquitetos: AS/D asociación de diseño; AS/D asociación de diseño
- Ano: 2014
-
Fotografias:Rafael Gamo
Descrição enviada pela equipe de projeto. A intervenção neste edifício que se diferencia do contexto em que está situado de maneira muito sóbria, procura uma relação com os módulos existentes do edifício construído nos anos 70 levando em consideração a mesma modulação, introduzindo um dinamismo na sua fachada.
O edifício se encontrava em um péssimo estado por isso o cliente nos encarregou de uma proposta de reforma. O projeto procura integrar-se de alguma maneira no centro histórico mas também ressaltar-se, e isso foi possível através da criação de módulos verticais que é a tipologia predominante na área, além apresentar um cuidado especial na sua conexão com os edifícios históricos.
Por outro lado, os 4 módulos combinando vidro e painéis diferentes conferem à fachada um ritmo e ao edifício um caráter diferenciado, sendo único no centro histórico. O ritmo da fachada procura criar uma verticalidade e possibilitar uma leitura diferente do que antes poderia ser apreciado.
A intervenção no interior é mínima onde se deixa exposta a estrutura por meio de uma armadura metálica combinada com revestimentos muito simples e leves no piso, por causa da carga estrutural. O interior do edifício procura recuperar o antigo uso que era composto por escritórios.
A fachada é fixada nas lajes com ângulos duplos para assim criar detalhes únicos e melhorar a visibilidade da laje no interior. A cor café dos painéis de vidro escuro procura conferir um novo caráter assim como uma nova relação com o contexto e com a paleta de cores dominante dentro desta área.
Módulos específicos contendo aberturas de projeção são introduzidos em diferentes partes do edifício, em ambas fachadas sul e leste para possibilitar uma ventilação cruzada e uma temperatura confortável no interior.
As cortinas metálicas e um letreiro de uma loja de artigos de couro com aproximadamente 100 anos de antiguidade procuram criar uma integração do edifícios e novos letreiros dourados como os que predominaram por algum tempo no centro histórico, conferindo à ele um caráter sóbrio e elegante.
O centro histórico se caracteriza por seus pátios em diferentes apartamentos e vizinhanças onde este jogo de cheios e vazios remeteu a ideia de pixels na fachada. Visitando o edifício as pessoas podem ver uma intervenção onde o edifício assume o protagonismo mas, ao mesmo tempo, integra-se e se relaciona com o perfil dos edifícios da rua Pino Suarez.